top of page
André Lacerda
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso, onde estudou piano e, posteriormente, canto. Ainda na AMVP, ingressou no Curso de Teatro Musical certificado pela Mountview Academy of Theatre Arts (Londres).
Em Teatro Musical, participou nas seguintes produções: West Side Story, Um Violino no Telhado, Jesus Christ Superstar, Annie, O meu pé de laranja lima, O Feiticeiro de Oz, Aladdin Jr, Ilha do Tesouro, A Estrela, Sítio do Pica-pau amarelo, entre outras.
Licenciado em canto pela Universidade de Aveiro, na classe da professora Isabel Alcobia e mestre em interpretação artística e ensino da música pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, na classe do professor António Salgado, interpretou algumas das obras mais emblemáticas da música erudita ocidental, entre elas: Paixão Segundo S. João e S. Mateus, Missa em Si menor, Magnificat – J. S. Bach; Vespro della beata vergine – C. Monteverdi; Die Sieben letzten worte – J. Haydn; Requiem, Così Fan Tutte (Ferrando) e Le Nozze di Figaro (D. Basílio) – W. A. Mozart; Messias e Dixit Dominus – G. F. Händel; Stabat Mater, Requiem e Maddalena ai Piedi di Cristo (Cristo) – A. Caldara; Lobgesang – F. Mendelssohn; Serenade op.31 e Little Sweep (Clem e Alfred)– B. Britten; Perseo - Carvalho; Orphée aux Enfer - Offenbach; O Rapaz
de Bronze (Begónia)- Côrte-Real; As Guerras do Alecrim e Manjerona (D. Fuas) - A. José da Silva; Le Bourgeois Gentilhomme e Idylle sur la Paix – J. B. Lully; Les Arts Florissants – M. A. Charpentier; Elisir d’amore (Nemorino) – G. Donizetti; Il palazzo incantato (Alceste) – L. Rossi. Colabora regularmente com o Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte e Orquestra de Guimarães, e com os mais importantes ensembles de música antiga em Portugal, como os Ludovice Ensemble, Divino Sospiro, Orquestra Barroca da Casa da Música, Os Músicos do Tejo e o Bando do Surunyo.
Em ensemble, destaca-se a presença na formação base do Coro Casa da Música desde 2015 e, de forma efetiva, dos Cupertinos desde 2021. Participou ainda em diversos projectos com os agrupamentos musicais Polyphonos, Moços do Coro e Suave Armonia.
Em Portugal apresentou-se em alguns dos teatros e salas de concerto mais importantes, entre elas: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Coliseu do Porto, Teatro Rivoli, Teatro Aveirense, Centro Cultural Vila Flor. Destaca-se ainda a realização de concertos em Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Bélgica, Israel, Estónia, entre outros.
Encenou o musical “A pequena sereia” e a ópera infantil “O pequeno limpa chaminés”, ambos com a produção da Orquestra Filarmonia das Beiras.
Encontra-se a preparar a ópera “Hansel and Gretel”, uma produção do Estúdio de Ópera da Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Lecciona as disciplinas de canto, voz cantada e coro de actores na Academia de Música de Espinho, Colégio Salesianos do Porto e Academia de Música de Vilar do Paraíso. Tem vindo a colaborar como professor convidado na Universidade de Aveiro, na unidade curricular Estudos de Ópera.
Na Plateia d'Emoções será diretor vocal do espetáculo "Anne Frank - O Musical".
bottom of page